Blog

Caminhão munck substitui o uso de guindastes?

O caminhão munck é um dos veículos mais utilizados no mercado de transporte e movimentação de cargas pesadas. O guindauto, como também é chamado, tem diversos benefícios principalmente por sua composição.

Desde sua criação, o munck é um dos queridinhos nesse mercado e é usado em diversos segmentos, como o de energia elétrica, construção civil, em aeroportos, portos, entre outros serviços. 

Mas, quando o assunto é esse caminhão, sempre surge a dúvida: os guindautos substituem os guindastes? Isso porque, ambas as máquinas contam com braços hidráulicos capazes de içar materiais. 

A resposta é: depende! Embora sejam equipamentos parecidos com as mesmas funções, os muncks e guindastes são veículos diferentes. Exigem cuidados diferentes, suportam pesos distintos e muitas vezes, não podem ser usados na mesma atividade.

Para compreender a diferença entre essas duas máquinas, é preciso conhecê-las mais a fundo. Os muncks podem substituir os guindastes apenas em algumas ocasiões específicas. 

Os guindastes são imprescindíveis e insubstituíveis em diversas atividades. Então, entenda quais os serviços mais indicados para cada uma dessas máquinas. Ambas são complexas e de alta performance, por isso, saber escolher qual usar é essencial para atividades tranquilas e seguras. 

 

Diferença entre muncks e guindastes

O caminhão munck é um veículo diferenciado que surgiu para solucionar alguns problemas que o mercado de transportes enfrentava. Com o chassi alongado de um caminhão comum e braços hidráulicos acoplados na sua carroceria, o guindauto é uma máquina versátil.

Por ter a estrutura de um caminhão, esse veículo pode andar por rodovias e ruas comuns – diferentemente dos guindastes. Consegue acessar lugares de difícil acesso e agiliza o transporte de cargas. 

Com os braços hidráulicos, o munck consegue içar um material e colocá-lo sob sua carroceria, facilitando o processo de carga e descarga. Esse veículo pode içar cargas em diversas alturas para movimentar algum material. 

Por isso, é muito utilizado atualmente. Dado que facilita, otimiza os serviços e ainda reduz custos com o aluguel de equipamentos. Existem diversos modelos de caminhão munck em que suportam diferentes cargas. 

Alguns suportam 4,5 toneladas, outros modelos podem sustentar até mesmo 12 toneladas brutas. A extensão da lança pode variar também, geralmente, é possível encontrar tipos de 10 a 30 metros. 

O caminhão munck foi inventado por volta dos anos 40 para facilitar o serviço madeireiro da época. Com os anos, o veículo foi evoluindo e hoje pode atuar na construção civil, instalação de redes elétricas, entre outras dezenas de áreas. 

É um aparelho versátil e muito útil! Para manuseá-lo, os operadores devem ser capacitados e experientes. Existem diversas medidas de segurança, como aparelhos de proteção, características do solo, entre outras questões. É importante ter muito cuidado, é uma máquina de alta performance e proporciona alguns riscos! 

 

Características dos guindastes

Guindastes são máquinas amplamente conhecidas no mercado de movimentação de cargas. São equipamentos de alta performance usados para serviços que exigem muita resistência e precisão.

Esses equipamentos erguem e fazem a movimentação de cargas pesadas. É a opção ideal para aqueles que precisam elevar materiais extremamente pesados para lugares altos e de difícil acesso. 

Geralmente, lugares em que a entrada de caminhões e carretas, por exemplo, não é possível. Guindastes não são todos iguais, há diversas opções desse equipamento que se diferenciam pelo peso que suportam e para que serão usados.

Alguns conseguem elevar cargas de até 220 toneladas, outros são específicos para a movimentação de diferentes materiais. Existem guindastes pórticos, de grua florestal, multiangulares, entre outros.

Podem ser usados na construção civil, carga e descarga de mercadorias, na indústria, em portos, aeroportos e muitos outros setores. 

 

Muncks substituem guindastes?

Como antecipamos, depende. Na realidade, os muncks são máquinas excelentes, muito versáteis e práticas, mas não suportam tantas toneladas quanto um guindaste. 

Então, sim, o munck pode substituir os guindastes em atividades menores, mais simples e menos pesadas. Quando o assunto é movimentação de cargas extremamente pesadas e para lugares muito altos, apenas o guindaste é a solução. 

Em mudanças residenciais, construção de casas, carga e descarga em aeroportos, entre outros exemplos, o guindauto dá conta. Em serviços mais complexos, o ideal é optar pelos guindastes. 

 

Onde alugar caminhão munck e guindastes

Agora que já sabe como escolher a máquina ideal para seu serviço, a questão que resta é: onde conseguir um munck ou guindaste? Na ALP Transportes encontrará as melhores máquinas para suas atividades.

Oferecemos a locação de muncks, guindastes e diversos outros equipamentos interessantes. Entre em contato e conheça nossas soluções. Junto com a locação, na ALP Transportes, disponibilizamos operadores capacitados e extremamente treinados para a realização do serviço.

Máquinas com as manutenções em dia e profissionais responsáveis são o segredo para atividades seguras. Para locar é simples: entre em contato conosco, indique qual o serviço precisa realizar e nosso atendimento indicará o melhor equipamento disponível.

 

Conheça a ALP Transportes

A ALP Transportes é referência na locação de guindastes, caminhões muncks, empilhadeiras, realização de projeto rigger e muitas outras soluções para os mais diversos segmentos. 

Qualidade, confiança e ótimo custo benefício que você precisa, encontrará na ALP Transportes. Acesse nosso site ou entre em contato conosco!

Confira as regiões que atendemos