Blog
Carreta prancha: tudo que você precisa saber sobre este transporte!
A carreta prancha é um dos veículos mais indicados para o transporte de cargas pesadas por conta de sua estrutura devidamente preparada para prestar serviços de alta performance, com segurança e agilidade.
Isso acontece porque o veículo tem diversos eixos, que permitem carregar grande quantidade de carga. Ou seja: quanto mais eixos, maior a capacidade de transporte.
Outras peças, como pistões hidráulicos e remontes específicos, também tornam possível essa movimentação, sem que o peso cause danos à estrutura da carreta prancha.
Por essas características, o veículo tem a capacidade de transportar até 45 toneladas, o que o torna muito útil e adequado para as mais diversas situações.
Para que a carga fique segura, a carreta prancha tem entradas laterais e traseiras utilizadas para fixar os materiais que serão transportados, garantindo ainda mais segurança na operação.
O veículo é articulado, permitindo boa possibilidade de manobras e movimentações em transportes de longas distâncias, sejam eles feitos dentro ou fora do perímetro urbano.
Conheça abaixo mais característica desses veículos e entenda o porquê deles serem tão importantes:
Qual a diferença entre caminhão e carreta prancha?
Os caminhões também são bastante utilizados para carregar cargas em grandes quantidades. Entretanto, é importante entender quais são as diferenças entre esses veículos e as carretas para saber qual deve ser utilizado.
O caminhão é um veículo monobloco, ou seja, sua cabine, motor e carroceria são montados em uma única parte, sem subdivisões. Podem ter até três eixos e capacidade de carga de até 23 toneladas.
Já as carretas são veículos articulados, com unidade de carga e força motriz de tração em uma parte e motor em outra. Basicamente, a divisão é feita entre a cabine, também chamada de cavalo mecânico, e a parte de carregamento de carga, chamada de semirreboque.
O veículo pode ter diferentes quantidades de eixos e, como dissemos, quanto mais eixos, maior a capacidade de carga. Veja:
- Carreta com dois eixos: nelas, o cavalo mecânico e o semirreboque tem 2 eixos, que podem carregar até 33 toneladas;
- Carretas com três eixos: neste modelo, o cavalo mecânico tem 2 eixos e o semirreboque conta com mais 3. Veículos desse tipo aguentam até 41,5 toneladas;
- Carreta cavalo trucado: versão mais potente, aguentando até 45 toneladas, com cavalo mecânico trucado e semirreboque com três eixos cada.
Assim, podemos perceber que as carretas são as mais indicadas para o transporte de cargas pesadas, enquanto os caminhões funcionam melhor para transportes mais simples e leves.
Onde utilizar?
As carretas prancha são indicadas para transporte de equipamentos e materiais pesados, sejam eles em formato de chapas, sacarias, engradados, barras, máquinas agrícolas, entre outros, com segurança para a carga e para o motorista.
Em alguns modelos, o piso da prancha é rebaixado, o que possibilita encaixar cargas grandes e altas na carroceria, sem a necessidade de içá-las a grandes alturas.
Ou seja: a variedade de uso é enorme, o que comprova a versatilidade e eficiência do veículo!
Quais cuidados são necessários na operação de carreta prancha?
Como em toda operação de máquinas de alta performance, alguns cuidados são necessários para a segurança na hora do procedimento. Veja as principais recomendações:
1. Profissionais capacitados: não é qualquer pessoa que pode operar uma carreta prancha. Em primeiro lugar, é preciso ter CNH na categoria E, além de curso específico para obter as credenciais necessárias para conduzir o veículo de forma adequada.
Por isso, conte sempre com profissionais responsáveis e qualificados para garantir a segurança do processo e evitar qualquer tipo de acidente.
2. Manutenção e documentação em dia: para o sucesso da operação, é preciso que o veículo esteja em boas condições de uso, com manutenção em dia para garantir que todas as peças estão funcionando corretamente.
Também é importante que a documentação do veículo e do motorista estejam em ordem, atestando que a máquina pode rodar e que o profissional tem as qualificações adequadas para a operação.
Para garantir tudo isso, conte sempre com uma empresa confiável e com profissionais capacitados.
3. Mapeamento do trajeto: por fim, antes de colocar em prática o trajeto, é preciso planejá-lo, checando qual é o percurso mais seguro, qual é a menor distância possível, qual melhor horário, quanto tempo levará a operação, etc.
Também deve haver a preocupação com o monitoramento para assegurar que tanto a carga quanto o profissional estão seguros.
Onde alugar carreta prancha?
Com toda certeza, alugar uma carreta prancha é bem mais vantajoso do que fazer a aquisição por meio de compra.
Essa vantagem se dá porque, desse modo, não é preciso se preocupar com manutenção, quebras e consertos, já que a empresa locadora fica responsável por tudo isso.
Por isso, opte por uma empresa especializada, renomada e de confiança, conte com a ALP Transportes, que está no mercado desde 1986, sempre prezando pela qualidade de seus veículos e capacitação de seus funcionários.
Atualmente, somos referência no segmento de transportes de cargas pesadas e remoção industrial, com locação de veículos como guindastes, caminhões munck, empilhadeiras, entre outros.
Atuando com segurança e responsabilidade, a ALP Transportes garante que todas as máquinas têm tecnologia de ponta e passam por revisões constantes, além de estarem asseguradas contra imprevistos.
Ao locar carreta prancha com a empresa, você conta também com um operador capacitado, que será responsável pela realização do serviço com toda expertise necessária.
Entre em contato conosco e faça seu orçamento sem compromisso. Nosso atendimento também está disponível para tirar todas as suas dúvidas. Ficaremos felizes em atender você!