Blog

Como alugar um caminhão munck? Conheça os principais modelos desse veículo!

Há diferentes teorias sobre o surgimento do caminhão munck. Uma das histórias mais aceitas é que esse veículo surgiu em 1946 para solucionar um problema da indústria madeireira da época.

Por volta dos anos 60 uma família norueguesa trouxe a tecnologia dos muncks para o Brasil – a qual tinha o sobrenome Munck. Por isso, o veículo tem esse nome até agora.

Contudo,  atualmente há outra nomenclatura para este modelo de caminhão. Também são chamados de guindautos. O fato é que esses veículos se popularizaram e diversos segmentos passaram a utilizá-los.

É o caso de serviços na área de construção civil, manutenção elétrica, em usinas, indústrias, áreas portuárias, logísticas, entre outros diversos. Com tanto sucesso no mercado de transporte, eles também ganharam variedades de modelos. 

Ao contrário do que muitos pensam, existem diversos tipos de caminhão munck, cada um destinado a serviços e necessidades diferentes. No entanto, todos contam com diversas características em comum e são equipamentos de alta performance, extremamente vantajosos. 

Com mesma composição, mas com estruturas e vantagens diferentes. Sabemos que muitos ainda não compreendem as diferenças entre os modelos de muncks e é exatamente por isso que estamos aqui, dispostos a ajudar sempre!

A seguir, confira as principais diferenças entre os modelos de munck e qual é o mais indicado para as suas necessidades. Assim poderá locar o veículo que terá o melhor desempenho possível nas atividades exigidas. 

Confira também como locar caminhão munck com confiança, segurança e ótimo custo-benefício.

 

Caminhão munck: tudo sobre esse veículo!

O munck se diferencia no mercado por diversos motivos, que incluem as vantagens que proporciona aos serviços prestados. Contudo, o principal diferencial desse modelo que impacta em todo o resto é a sua composição.

Não há nenhum outro veículo no mercado que se compare ao munck quando o assunto é praticidade ocasionada por seu formato. Basicamente, este veículo une duas máquinas em uma só: o caminhão e o guindaste.

É a junção desses equipamentos. O munck conta com a estrutura (sua carroceria) de um caminhão comum – por isso, pode se locomover por onde precisar, até mesmo em rodovias. No entanto, não há um baú ou qualquer outro modelo de parte traseira previamente conhecida em outros veículos.

Na parte traseira do guindauto, onde a carga é armazenada, há braços hidráulicos acoplados (como os de um guindaste). Essas ferramentas permitem que o munck eleve, carregue e movimente os materiais de diversas maneiras. 

Com as funcionalidades de um caminhão e guindaste, o munck se torna único em operações que requerem peso, distância e altura. Ele eleva, carrega, descarrega, entre outras diversas atividades que garantem praticidade, eficiência e segurança para os serviços prestados.

Ao contrário de precisar de duas máquinas para realizar determinada tarefa, basta o aluguel do caminhão munck – economia de tempo e recursos financeiros. Todos os tipos de guindautos apresentam essa composição, carroceria e braços hidráulicos, mas contam com algumas características diferentes.

Assim, atendem as mais diversas necessidades do mercado. Conheça esses modelos. 

 

Qual o caminhão munck mais adequado para sua necessidade

Poucos conhecem as diferenças entre os modelos de caminhão munck e podem acabar alugando as opções erradas, colocando o serviço e pessoas envolvidas em risco.

Isso porque além do espaço reservado para armazenar a carga no caminhão, os tipos de munck se diferenciam principalmente pelo peso que suportam. São máquinas de alta performance, mas cada uma realiza serviços com pesos pré determinados.

Alguns modelos contam com caçambas e áreas diferentes para colocar a carga. Há muncks que podem transportar carros, madeiras e até mesmo itens que exigem caçambas – depende do modelo!

Mas, como dissemos, a principal diferença não é perceptível a olho nu e por isso  algumas pessoas acabam se confundindo. Estamos falando das características e capacidades do braço articulado. 

O munck é montado e adaptado de acordo com esses fatores dentro das condições técnicas preestabelecidas. 

 

Onde encontrá-los? Na ALP Transportes

No mercado desde 1986, a ALP é uma empresa especializada no ramo de movimentação de cargas, transportes pesados e remoção industrial. Oferecemos diversos tipos de munck, todos com a qualidade e segurança que seus serviços precisam. 

São máquinas com todas as manutenções em dia e alto nível de eficiência. Para alugar um caminhão munck, entre em contato com a gente. Podemos te ajudar a encontrar o modelo ideal e com toda a parte da locação.

Confira as regiões que atendemos