Blog

Como é feita a inspeção em movimentação de cargas

A inspeção de cargas para empresas que trabalham com elevação, movimentação e transporte de cargas pesadas é indispensável, especialmente quando se trata do setor industrial. 

A inspeção de cargas para empresas que trabalham com elevação, movimentação e transporte de cargas pesadas é indispensável, especialmente quando se trata do setor industrial. 

Essa inspeção se trata de uma avaliação técnica para saber que os veículos de transporte continuam aptos para realizar esse tipo de serviço. Ou seja, todos os materiais e sistemas usados para movimentação e içamento de cargas são analisados para garantir que estão de acordo com as normas técnicas vigentes – sem desgastes ou deformações que possam prejudicar o funcionamento de alguma forma, mesmo que seja depois de certo tempo. 

É possível dividir as atividades dessa inspeção em duas etapas, sendo elas: inspeção visual e inspeção dimensional! 

Diferenças entre os tipos de inspeção de cargas

  • Inspeção visual: nesta etapa os avaliadores são especialistas e focados em questões externas, portanto, podemos dizer que se resume em ajuste dos componentes do veículos (como por exemplo amassados, trincos, riscos, descostura, ausência de etiqueta nos componentes de tecido, entre outros);

  • Inspeção dimensional: serve para observar a dimensão e se existem deformações por ultrapassar o limite de carga. Para isso, um avaliador acompanha um processo comum – desde o levantamento até a finalização da movimentação da carga – e identifica a eficácia e velocidade do funcionamento em geral. 

Por que procurar por profissionais?

Contar com profissionais especialistas em transportar cargas, inclusive estruturas metálicas, é a melhor forma de garantir a segurança e êxito de todos os processos. Isso porque você tem a certeza que a empresa faz questão de estar em dia com a inspeção dos transportes – sem colocar em risco a vida dos operadores que vão conduzir  o veículo e nem prejudicar as cargas.

As empresas especialistas facilitam o acesso aos veículos adequados para o serviço com dimensões e capacidades adequadas a receber esse tipo de carga, além de ter profissionais bem preparados para manipular a carga e conduzir o veículo!  

Onde encontrar empresas de transporte para movimentação de cargas?

As empresas responsáveis por esse serviço são encontradas pesquisando pelo segmento de locação para transporte de máquinas e cargas pesadas. 

Podem oferecer serviços como locação de guindastes, locação de munck e locação de empilhadeira, além do próprio içamento de cargas com essas soluções apresentadas.

Vale a pena selecionar as empresas que mais te interessarem e procurar saber mais sobre tanto sobre a estrutura de cada uma para oferecer tais serviços e  ter certeza de que pode confiar para atender suas necessidades com transporte e movimentação de cargas.

A ALP Transportes é a solução ideal para você!

A ALP Transportes é uma empresa de aluguel de guindastes que pode te ajudar a aumentar o seu nível de produtividade e reduzir seus custos operacionais, além de ter total segurança em todas as operações com levantamento, movimentação e transporte de cargas – mesmo em casos de montagem de estruturas metálicas ou movimentação de máquinas industriais.

Acesse nosso site para saber mais sobre nossa empresa e entre em contato quando quiser esclarecer qualquer dúvida!



Confira as regiões que atendemos