Blog

Como fazer uma mudança industrial?

Se sua empresa tem um parque fabril que precisa mudar de localização ou seu layout interno, provavelmente precisará de uma equipe de mudança industrial.

Organizar o espaço de maneira eficiente e mover maquinário são tarefas mais complexas do que imagina!

Esse deslocamento exige planejamento e cautela, porque na maioria dos casos, são máquinas pesadas e grandes. Qualquer falha pode resultar em prejuízos financeiros e até mesmo acidentes com as pessoas envolvidas no serviço.

Outro motivo que torna a mudança industrial em uma atividade bastante complexa é: cada modelo de máquina requer uma técnica de transporte e ferramentas de remoção específicas. Então, além de experiência, é preciso ter conhecimento para realizar esse tipo de mudança.

Não é possível fazer este serviço por conta própria? Somente se entender do assunto, tiver uma equipe experiente ao seu lado, ferramentas e o veículo ideal para seu tipo de carga. Caso contrário, pode causar acidentes e perder a carga.

Recomendamos que faça isso com uma equipe especializada, porque são muitos processos delicados. De qualquer forma, a seguir daremos algumas dicas de como fazer uma mudança industrial segura e ágil.

Cuidados na mudança industrial 

Antes de saber algumas dicas para fazer o transporte de máquinas pesadas, é interessante conhecer quais os cuidados necessários para não danificar a carga, evitar acidentes e fazer com que o serviço seja mais ágil para que sua produção recomece rapidamente.

Como começar a mudança industrial?

Para começar desligue todos os disjuntores da empresa e, somente depois deste passo, desconecte as máquinas das tomadas e umas das outras.

Por que é uma medida de cautela tão importante? Dessa forma,  evita descargas elétricas que podem queimar os equipamentos.

Este cuidado é necessário antes mesmo do transporte, mas que muitos esquecem e danificam as máquinas.

Armazenamento durante o transporte

Este ponto deve ser feito antes e durante o transporte. Com isso queremos dizer que também é importante embalar a máquina para conseguir retirá-la e colocá-la no caminhão de forma segura.

Durante a locomoção, se for feita em um caminhão aberto como o munck, a carga deve ser envolta por algum tipo de embalagem para garantir que a mercadoria está fixa durante o transporte.

O armazenamento deve ser feito de acordo com o tipo de carga, fragilidade do item, distância do transporte, entre outros aspectos. Dessa forma, é possível evitar riscos, amassados ou prejuízos ainda maiores.

Qualidade do veículo

Com um bom veículo, a locomoção é mais tranquila e eficaz. Máquinas podem ser bastante extensas e pesadas, por isso, contar com um caminhão resistente e com as ferramentas necessárias para fixá-las é extremamente importante.

Confira a qualidade dos caminhões antes de alugar um ou contratar empresas para fazer sua mudança industrial.

Dicas para fazer sua mudança industrial 

Agora que já sabe os cuidados necessários, vamos às dicas. O primeiro passo é escolher a empresa ideal para fazer sua mudança industrial. Essa escolha não pode ser baseada apenas no preço, mas sim na qualidade.

Então, pesquise! Estude suas opções e escolha a prestadora de serviço que se sinta mais confiante e tranquilo. Assim, sua satisfação será garantida.

Outra dica é ter uma boa logística, porque para fazer esse transporte é preciso de uma visita técnica da empresa escolhida para avaliar o tamanho da carga, peso e entender qual será seu destino.

Com o apoio de uma empresa especializada este processo será mais fácil.

Existem diversas empresas de transporte que fazem mudanças industriais, como a ALP Transportes, que é referência no segmento por oferecer um serviço seguro e organizado sem atrapalhar o andamento da produção.

Sobre a ALP Transportes

Mudança Industrial é uma das principais atividades da ALP Transportes, já que envolve transporte de materiais e cargas pesadas. Referência no mercado por qualidade, eficiência e disponibilidade de diversos requisitos necessários, como:

  • Veículos adequados (podendo ser caminhão munck, guindaste, ou empilhadeiras;
  • Equipe qualificada para remoção de equipamentos;
  • Experiência no segmento.

Ou seja, tudo que é preciso para uma mudança industrial segura e tranquila, a ALP Transportes oferece.

Confira as regiões que atendemos