Blog

Compra ou locação de caminhão munck: entenda os benefícios!

O caminhão munck ou guindauto, como também é conhecido,  é um equipamento de grande porte pensado para transportar, carregar e descarregar cargas pesadas com facilidade e agilidade. 

O principal diferencial deste transporte é a praticidade!

Isso porque o munck conta com as vantagens de um guindaste, sem deixar de lado o benefício da locomoção do caminhão. 

Se faz extremamente necessário no transporte de cargas pesadas, ainda mais em situações específicas que tenham dificuldades de logística. 

Apesar de importante, o caminhão munck não é muito conhecido. Então, se você faz parte do grupo de pessoas que não sabem os benefícios que este veículo oferece, confira este conteúdo. 

Pode ser que a solução do seu problema de locomoção esteja aqui! 

 

O que é caminhão munck?

O caminhão munck é uma variação do guindaste. Por isso, são confundidos com facilidade. 

Na realidade, o munck é diferente não só deste veículo mas também de todos os demais caminhões que realizam a movimentação de cargas pesadas.

É um equipamento montado sobre o chassi de um caminhão e que movimenta as peças pesadas com os braços mecânicos, responsáveis por realizar o carregamento da carga e descarga. 

Essa estrutura diferenciada faz com que o munck seja uma opção inovadora, funcional e com muitos benefícios – como acessibilidade e praticidade. 

Ao longo do conteúdo, abordaremos suas vantagens. Mas, primeiro, veja onde esse caminhão pode ser usado. 

 

Onde usar um caminhão munck?

Apesar de ser recomendado para situações específicas, o munck pode ser usado em diversos locais e para várias finalidades. 

Por não ter restrições de tráfegos desse tipo de veículo em rodovias, eles podem atuar em diferentes áreas, até mesmo no transporte de contêineres. 

O munck é bastante usado para descargas de maquinário, montagem de estruturas metálicas e de concreto. 

Também auxiliar no deslocamento de cargas pesadas da área de construção civil, usinas, indústrias, entre outros setores. 

Como usá-los?

Operações com muncks devem ser feitos por especialistas, mas só isso não basta.

Além de um motorista habilitado com a categoria certa, alguns estudos devem ser feitos para manter a segurança neste tipo de transporte. 

A análise deve começar no solo. Antes de de começar o serviço, é importante verificar onde a operação será feita. Assim será possível verificar se o solo é está apropriado para receber o caminhão munck – que é bastante pesado e precisa de uma superfície plana e firme. 

Também é preciso verificar o espaçamento para manobras, já que estamos falando de um veículo grande e de cargas pesadas. 

Outro fator importante é saber qual o tipo de material será transportado para evitar acidentes e perdas.

Ter atenção ao peso do material é muito importante. É recomendado que  o peso colocado no guindauto, precisa estar entre 20% ou 30% abaixo da média. 

Para entender melhor, vamos supor que a carga mínima do munck seja de 4 toneladas. Desta forma, ele precisa carregar uma carga média entre 3,0 e 3,5 toneladas para ser um transporte seguro. 

É importante procurar saber qual a melhor máquina para seu serviço, porque existem guindautos com diversas capacidades.

Por isso, recomendamos que busque analisar todos esses fatores com um técnico em segurança, supervisor ou operador experiente em munck para checar a viabilidade de sua utilização antes do serviço.

 

Benefícios do caminhão munck

Como vimos, o caminhão munck é um veículo diferenciado dos demais modelos.

Além de ser preparado para a movimentação e deslocamento de grandes cargas, ainda conta com diversas vantagens de logística. 

Eles podem acessar locais que os guindastes teriam dificuldades em chegar e também não têm restrições para rodovias (então pode se locomover com mais praticidade e agilidade).  

A sua versatilidade é um outro ponto bastante importante sobre o guindauto. 

Ele é capaz de transportar máquinas e peças extremamente pesadas com muita facilidade, pelos braços mecânicos – que movimentam ou içam os objetos. 

Algumas funções que o caminhão munck pode realizar: 

  • Carregar e descarregar objetos;
  • Transferir cargas;
  • Fazer transbordo;
  • Retirar e colocar objetos/instrumentos em locais de difícil acesso;
  • Movimentação de objetos;
  • Içamento de cargas. 

 

Comprar ou alugar o caminhão munck?

A resposta para essa questão é: depende. Decisão entre alugar ou comprar este veículo deve ser tomada a partir das necessidades e preferências de cada empresa. 

É importante analisar os prós e contras de ambas as situações. 

Acreditamos que tanto a compra, como o aluguel, valem o investimento. O que diferencia, é como o caminhão será usado.

Identifique alguns pontos a serem analisados – como a utilidade desse produto, a quantidade de vezes que será usado, o peso transportado,  quanto a empresa está disposta a investir nesse equipamento e se é possível fazer as manutenções futuramente. 

Se a necessidade do munck pela empresa for para serviços longos, talvez seja legal comprá-lo. 

Mas se for para uma situação específico, a locação de munck valerá mais a pena. 

Em relação aos custos, a locação de muncks também é mais vantajosa se quiser economizar!

Confira as regiões que atendemos