Blog

Comprar ou alugar um caminhão munck?

Caminhão munck é um veículo multifuncional que permite transportes mais ágeis, seguros e práticos. O grande diferencial deste modelo é seu formato que une as vantagens de um guindaste com os pontos positivos de um caminhão comum.

Guindauto, como também é chamado, é um dos veículos mais procurados no segmento de transporte de cargas pesadas. Projetado para locomover, carregar e descarregar máquinas e equipamentos com peso alto, o munck se tornou a melhor opção do mercado para estes fins. 

Ao pesquisar por transporte de cargas pesadas, com certeza, encontrará o caminhão munck nas primeiras recomendações. De fato, é um modelo excelente e que traz muitos benefícios ao serviço. 

Com isso em mente, fica evidente que muitas pessoas buscam pelo guindauto para realizarem alguns transportes. No momento da busca por um, sempre surge a dúvida: comprar ou alugar um caminhão munck?

Nossa resposta é “depende!”. Essa decisão deve ser tomada com uma série de informações em mente. Como veremos ao longo do conteúdo, existem situações em que comprar é a melhor opção, em outras, o aluguel é muito mais vantajoso. 

Mas, antes de saber quais são essas informações, é preciso compreender o que é um caminhão munck e como este veículo funciona. Lembrando que a outra forma de chamá-lo é guindauto e não guindaste.

Muitos confundem e acabam procurando pelo modelo errado. Estes dois termos não se referem ao mesmo veículo: guindaste é um equipamento que eleva e movimenta materiais pesados, já o guindauto é um meio de transporte e também eleva e movimenta materiais – como verá a seguir. 

Com isso claro, não confunda! Acompanhe este conteúdo para saber o que de fato é um caminhão munck, como funciona e se é melhor alugá-lo ou comprá-lo. 

O que é um caminhão munck?

O grande diferencial está em seu formato. Este veículo é formado por uma  carroceria de caminhão e equipamentos de guindaste por contar com cabine e os braços elétricos para carga e descarga. 

Então, o munck consegue se locomover normalmente em avenidas e rodovias e também tem ferramentas para içar a carga e colocá-la sob a carroceria ou descarregá-la sem precisar de outro equipamento ou veículo.

É conhecido pela praticidade justamente por isso, ter as funcionalidades de um caminhão e de um guindaste em um só veículo. Foi pensado para otimizar os processos do transporte.

Agora, não é mais necessário perder tempo procurando um equipamento para cada função. E claro, toda a logística se tornou melhor, dado que com um guindauto, basta chegar ao local, colocar a carga sob a carroceria e depois descarregá-la rapidamente com o braço hidráulico. 

Qual o tipo de transporte ideal para um guindauto?

É ideal para o transporte de cargas pesadas. Pode ser usado entre os mais diversos segmentos do mercado, já que não tem restrição para andar em rodovias. 

Para exemplificar, selecionamos alguns dos usos mais comuns desta máquina atualmente: descarregar maquinário, movimentar contêineres, auxiliar na montagem de estruturas metálicas, concreto e na área de construção civil, são alguns dos muitos serviços que esse veículo pode fazer. 

É tão versátil que ainda pode trabalhar em usinas, indústrias e outros setores. Ou seja, para todo tipo de serviço que é preciso locomover, içar ou descarregar alguma carga pesada, o munck é uma ótima opção. 

Como conseguir um? Existem duas maneiras: comprar ou locar um guindauto. 

É melhor comprar ou alugar um caminhão munck?

Como dissemos, a resposta para essa pergunta é depende. Isso porque, é preciso avaliar algumas informações antes de tomar uma decisão. Será um serviço avulso, por alguns dias ou com a duração de meses e anos?

Se for por pouco tempo, compensa mais optar pela locação de caminhão munck. Ao comprar um caminhão como este, é preciso ter onde guardá-lo e saber como operá-lo, já que tem ações tecnológicas e é mais seguro que um profissional opera máquinas de grande porte. 

Então, antes de optar pela compra tem que pensar bem. Além é claro que com o uso, é normal que o munck se desgaste. Então, quem o compra precisa fazer suas manutenções. 

Já com o aluguel, esse serviço sai por conta da empresa contratada que pagará pelo conserto e enviará outro veículo para não parar sua produção. Então, em resumo: se for um serviço longo, a compra talvez compense mais.

Caso contrário, o aluguel será a melhor opção. Porque o custo-benefício é melhor, a empresa oferece um operador, arca com os custos de manutenção e depois de usar é só devolver o caminhão. 

Como alugar?

Existem diversas empresas que oferecem o aluguel dos caminhões munck, como a ALP Transportes. Recomendamos que faça com organizações sérias, especializadas e qualificadas.

Além de oferecermos veículos de qualidade e com manutenções feitas regularmente, ainda proporcionamos que um operador acompanhe o serviço para garantir mais segurança e tranquilidade. 

Entre em contato para saber mais!

Confira as regiões que atendemos