Blog

Empilhadeira: Como usar?

Empilhadeiras são equipamentos importantes que auxiliam na movimentação de cargas, principalmente, as pesadas. Essas máquinas atuam no carregamento, armazenamento, recebimento e descarga de materiais.

Não é à toa que as empilhadeiras tornaram-se equipamentos quase essenciais em muitas empresas. São grandes aliadas das organizações por diversos motivos, como a redução dos custos operacionais e a otimização dos processos internos. 

Com essa máquina industrial, a rotina de funcionários se torna mais produtiva, é possível manter a organização dentro da empresa e os produtos armazenados sofrem menos risco. 

Além destes benefícios, a empilhadeira ainda é uma máquina muito versátil e útil, já que pode ser usada em diversas situações, não somente dentro de empresas, por exemplo. É usada no transporte de cargas em galpões, armazéns, supermercados, entre outros locais.

Como funciona uma empilhadeira?

Como dissemos, é um equipamento importante na movimentação de cargas. Para isso, a empilhadeira conta com os paletes de polipropileno, madeiras ou metal onde o material é carregado e duas pontas na frente, conhecidas como garfos, para pegar e içar a carga. 

Ainda contam com a cabine, onde o operador comanda a máquina e a guia até o local de destino dos materiais transportados. Simples, concorda? 

Complicado mesmo é encontrar a opção ideal para seu tipo de serviço, já que no mercado existe uma vasta variedade de empilhadeiras. Mas, a diferença entre elas, te explicaremos mais à frente no conteúdo. 

Agora, confira quais são as possíveis aplicações da empilhadeira. Lembrando que este serviço deve ser feito por alguém habilitado e com experiência neste transporte. 

Como as empilhadeiras podem ser usadas?

Possibilidades não faltam. Como foi dito, é uma máquina versátil que pode ser usada em diversas circunstâncias. Basicamente, se você precisa transportar materiais e produtos de forma segura, a empilhadeira pode ser uma ótima opção. 

Isso porque este equipamento tem velocidade máxima de 20 km/h, o que dá mais estabilidade durante os transportes e evita acidentes com as cargas. Veja alguns exemplos de situações que a empilhadeira é uma aliada:

  • Carga e descarga em zonas portuárias;
  • Empilhamento de produtos nas empresas, como sacos de cimento;
  • Em obras, com o carregamento dos materiais de construção;
  • Bastante usada em supermercado para carregar e armazenar alimentos;
  • Organizar materiais em grandes galpões. 

 

São apenas algumas das atividades que essa máquina pode exercer.

Se você estiver pensando que uma equipe de funcionários pode fazer este serviço, te daremos mais um motivo para aderir às empilhadeiras. Com elas, é possível otimizar o tempo das pessoas e conseguir melhores resultados na empresa. 

Como? Imagine que para organizar o estoque com produtos pesados precise de cinco colaboradores. Com a empilhadeira, só será necessário um, enquanto os outros funcionários podem focar suas atividades em vendas, por exemplo. 

Quais os tipos de empilhadeiras?

Se decidiu que a empilhadeira é uma boa opção para você, então, é hora de conhecer quais são as possibilidades que o mercado oferece.

São diferenciadas pelo  modo de funcionamento e  com a finalidade que a máquina será usada.

Empilhadeira elétrica

Esse tipo de empilhadeira funciona por energia elétrica ou bateria. É uma opção compacta, com torre de elevação com grande altura, gera ruídos baixos quando está funcionando e consegue se movimentar mais facilmente. 

Tem grande capacidade de armazenagem e estocagem em prateleiras altas e ótima para corredores e espaços reduzidos. 

Empilhadeira manual

Opção mais conhecida, que precisa de esforço humano para operá-la. Para fazer sua movimentação, o funcionário terá que puxá-la por uma corda, mas tem funções que facilitam o modo de utilização, como sistemas de roldanas para subir e descer o material, por exemplo.

Empilhadeira portuária

Empilhadeira usada em casos mais específicos. É utilizada principalmente por navios, como o próprio nome já indica. Esse transporte tem como objetivo carregar cargas extremamente pesadas e em grande escala. 

Ótima para quem precisa movimentar várias toneladas de uma só vez. 

Empilhadeira por combustão

 São ótimas opções, já que podem carregar até 70 toneladas. Porém, também são mais utilizadas para o carregamento de cargas mais robustas, geralmente em portos e pátios. 

São máquinas movidas a gás ou a diesel e podemos encontrar dois tipos de empilhadeira por combustão dependendo do combustível que será usado.  

Mas, cuidado: é importante conhecer essas alternativas, já que o combustível usado pode trazer algumas vantagens e desvantagens para o serviço. Então, confira as diferenças entre essas duas opções:

Máquinas que usam gás: a empilhadeira que conta com este combustível é movida a gás liquefeito. Como? Para o bom funcionamento do equipamento, é necessário comprar cilindros deste gás. 

Já as opções que utilizam diesel são mais fáceis de serem usadas, já que é um combustível comum, por isso é fácil de ser encontrado e adquirido.

Além de ser mais acessível do que a opção movida a gás, a empilhadeira a diesel tem maior capacidade de carga entre todas as empilhadeiras.

Confira as regiões que atendemos