Blog

Importância do rastreamento no transporte de cargas pesadas

Transporte de cargas pesadas é mais complexo do que parece e envolve diversos procedimentos (desde o momento de colocar o material no caminhão até chegar no seu local de destino).

Por isso, é recomendado que transportadoras qualificadas façam este serviço – dado que empresas como essas têm todos os equipamentos necessários para lidar com os desafios que essa atividade proporciona.

Além da experiência, a tecnologia está sendo cada dia mais usada para garantir que a carga seja protegida. Quando o assunto é segurança, todo recurso para aumentá-la é bem-vindo, concorda?

É o caso dos rastreadores usados na área de transportes. Ao contrário do que muitos imaginam, essas ferramentas não são usadas apenas para identificar roubos, mas existem diversas outras finalidades que garantem uma viagem mais tranquila.

Esses sistemas são ótimos para rastrear tanto o caminhão quanto a carga transportada. Materiais pesados geralmente são caros e chamam atenção! Pode parecer que não, mas saber onde sua carga está e se tudo anda bem, faz toda diferença.

Conheça alguns desafios do transporte de cargas pesadas

Planejar um serviço de transporte de cargas pesadas exige ainda mais cuidados para manter a segurança do motorista, da carga, evitar atrasos e burocracia, manter um bom custo-benefício na entrega, não inviabilizar as atividades logísticas do negócio, entre outros aspectos.

Como muitos não acreditam que este é um serviço desafiador, a seguir abordaremos alguns obstáculos que os profissionais da área enfrentam.

Burocracia no meio de transportes e logística

Este segmento sofre muito com a burocracia no Brasil. Além das transportadoras precisarem estar regulamentadas em órgãos municipais, estaduais e federais, frequentemente surgem novas regras e leis que dificultam a locomoção.

Também surgem novas taxas e restrições de tráfego em rodovias estaduais e federais. Sendo assim, para não ter prejuízos e transtornos no trajeto, a logística deve ser eficiente para estar sempre atualizada e indicar o melhor caminho até o destino da carga.

Segurança no transporte de cargas pesadas

Como deve imaginar, esse serviço é bastante perigoso e, assim como outras tantas atividades, o transporte de materiais está exposto a roubos e furtos.

Por isso, é necessário ter um sistema de segurança que possa diminuir esse risco e possibilite o acompanhamento do caminhão ao longo do caminho.

Mas, este não é o único aspecto sobre segurança, porque as condições das estradas do Brasil também representam um perigo ao transporte de cargas.

Serviço qualificado do início ao fim

Transportadoras oferecem profissionais capacitados não somente para dirigir o veículo até o destino final da carga, como também para lidar com o manuseio do material na saída e entrega do estoque sem danificá-lo.

Além disso, é interessante lembrar que uma locomoção segura exige o treinamento de motoristas para que saibam lidar com algumas possíveis situações durante o trajeto.

Qual a importância do rastreamento no transporte de cargas

Existem diversos desafios neste serviço. Deu para perceber, não é? O rastreador é útil para lidar com todos eles (tanto na logística, segurança, como na verificação do serviço feito pelos motoristas).

Este recurso é importante porque disponibiliza informações em tempo real sobre as condições do caminhão, apresentando se o veículo está em movimento, velocidade, saber exatamente sua localização, entre outros dados importantes.

Ou seja, se qualquer coisa acontecer, você saberá na hora. Se houver uma falha no caminhão munck, por exemplo, o rastreador identificará que o veículo está parado e a transportadora entrará em contato com o profissional para entender o que aconteceu e se o serviço será atrasado ou não.

Dessa forma, a empresa tem uma gestão ainda melhor e o cliente terá informações sempre que desejar. Ou seja, ambos passam a ter conhecimento de tudo o que acontece com a carga, desde o momento que sair para entrega até o destino final.

Não podemos esquecer que, com o rastreamento e o monitoramento dos caminhões, o risco de roubos e furtos diminui significativamente.

Isso acontece porque essas ferramentas possibilitam que a transportadora acompanhe o veículo durante o trajeto. Se, de repente, o caminhão sair da rota traçada, a transportadora pode intervir imediatamente.

Mesmo que remotamente, é possível  bloquear o caminhão para que os criminosos não levem o veículo e nem a carga. Como? Depende do equipamento usado.

Por exemplo, em alguns casos o combustível é travado e não será possível andar mais com o caminhão. Outros, bloqueiam as portas, tem botão do pânico, entre outras funções que ajudam e muito nessas situações.

Em resumo, para você cliente, é ótimo contratar transportadoras como a ALP Transportes. Assim tem acesso a tudo que está acontecendo com seu material em tempo real e, caso algo aconteça, as chances de recuperar a carga completa é muito maior!

Confira as regiões que atendemos