Blog

O que são projetos riggers?

Já ouviu falar em projetos riggers? Nesses casos, o içamento de cargas é a melhor solução. 

Esse método é muito usado para transportar cargas como móveis, máquinas, vidros e qualquer outro objeto pesado ou grande. 

 

Exemplo real para entender melhor

Por exemplo, você mora em um sobrado e comprou um sofá para colocar no andar de cima. Ele é espaçoso para caber a família toda e, ao ser entregue, você repara que não passa pelo portão e/ou pela escada da casa. 

O que pode ser feito para projetos riggers?

Em casos como este, o içamento de carga para o andar de cima, sem precisar passar por esses obstáculos, é a solução. 

Esse tipo de transporte de cargas é considerado de alto risco, por isso ao contratá-lo é importante procurar por uma empresa qualificada e que faça o projeto rigger. 

Este recurso é fundamental para garantir a segurança da carga e das pessoas envolvidas, já que analisará as variáveis do serviço e indicará a melhor máquina e acessórios para serem usados.

O projeto rigger não é muito conhecido, mas tem extrema importância. 

Então, vamos nos aprofundar nele para você conhecer o que é, como é usado e porque é tão importante para o içamento de cargas. Vamos lá?  

 

Para que serve o içamento de cargas em projetos riggers?

O içamento de cargas é muito mais utilizado do que pensamos. Apesar de parecer complexo, este serviço não está distante do cotidiano de muitas pessoas. 

Situações como as que citamos acima são frequentes e, para o bem da carga, o içamento é acionado. 

É muito usado durante mudanças residenciais e comerciais, porque diversos eletrodomésticos, móveis e itens decorativos não passam no vão das escadas ou no elevador do prédio, por exemplo. 

Quando acontece, o içamento de carga fará a elevação e o objeto passará por janelas, portas ou pela sacada.

Como é feito o içamento de cargas? 

O içamento de carga é feito por cordas ou cabos de aço com equipamentos de alta tecnologia – como guindastes, muncks etc. 

A escolha do material e máquina está ligada ao peso do objeto e a altura que este será içado, visando sempre a máxima segurança. 

Mas como foi dito, é um serviço que exige muita atenção e profissionalismo.

Por esse motivo, é muito importante fazer os projetos riggers que analisam a melhor forma de realizar o içamento da carga que você deseja. 

 

Projetos Riggers

Para um içamento de carga seguro, é feito uma análise e um planejamento de como deve ser feito. 

Esse estudo são os projetos riggers, que otimizam os recursos usados para evitar acidentes, perdas de tempo e problemas com a carga. Esses recursos podem ser equipamentos, acessórios e manobra.

Os projetos riggers prevê o guindaste ideal para cada operação, a utilização dos acessórios mais indicados – como cabos, “spreader”, cintas, manilhas, etc. Também indicada possíveis adequações na área. 

Toda essa análise busca a otimização de tempo para a execução do serviço e a segurança da carga e das pessoas envolvidas no serviço. Ou seja, busca-se a melhor solução dentro das normas de segurança aplicáveis.

Por onde começar? 

É feito um estudo  minucioso e técnico de viabilização e transporte para cada etapa do içamento de cargas. 

Há um planejamento de logística para  toda parte da operação, definindo: qual é a melhor máquina a ser usada, dependendo do seu dimensionamento, quais acessórios são necessários, a viabilidade técnica, estrutura do local em que será feito o serviço e questão geométrica para o transporte interno ou externo. 

Qual a importância deste projeto? 

O projeto de rigger é fundamental para o transporte correto de cargas, um serviço  complexo que exige o conhecimento de profissionais da área. 

Análises, cálculos, planejamentos de elevação, técnicas de amarração, estudos sobre os materiais empregados, pesos e medidas, entre outros aspectos, são pontos importantes para  um serviço mais seguro e rápido. 

É necessário fazer um projeto desse para a elevação de móveis simples? É sim recomendado, para garantir que não aconteça algum acidente com o seu bem material e nem com as pessoas que estiverem no local. 

 

Conheça uma empresa especialista em transporte de cargas: ALP Transportes

No mercado desde 1986, ALP Transportes é uma empresa especializada na movimentação de cargas

Atendemos desde operações complexas até às mais simples, como carga e descarga ou remoção de uma única máquina, móvel etc. 

Planejar e realizar projetos de rigging com total eficiência é nossa especialidade. Por isso, somos referência no mercado e uma ótima opção para quem procura o transporte de cargas seguro e rápido.

Confira as regiões que atendemos