Blog
Qual a carga mínima para elaborar um plano de rigging?
Não existe uma carga mínima para definir a necessidade da elaboração de um Plano Rigger. Por isso, há empresas que definem seus próprios valores mínimos para decidir se vão realizar o estudo ou não.
Essas empresas levam alguns fatores em consideração – como os perigos potenciais para pessoas do serviço, o local em que o trabalho será realizado, a complexidade da carga e os impactos adversos das condições ambientais.
Além desses apresentados acima, também é preciso considerar a altura da elevação, tamanho e peso da carga, entre outros aspectos importantes.
No entanto, é muito importante ressaltar que o plano rigging é obrigatório e fundamental para todas as atividades de movimentação, transporte e içamento de cargas.
Isso porque esses serviços – todos eles – contam com um alto grau de risco de acidentes, inclusive, com potencial fatal.
Imagine que a carga pesada despenque do guindaste ou o munck tombe com o peso do material, por exemplo.
Essas situações são mais comuns que as pessoas imagem e colocam a vida de todos que estão envolvidos na atividade em risco. Sendo assim, o ideal é sempre considerar a elaboração do plano de rigging em todas essas atividades (independentemente do peso, mesmo se for uma carga leve).
Esse cuidado promoverá serviços mais seguros e tranquilos para todos.
A seguir, saiba mais sobre os projetos rigger. Abordaremos o que são esses estudos e como são feitos.
Confira também quais profissionais podem realizá-los e onde conseguir um plano rigger de qualidade e confiança.
Acompanhe.
Plano rigger: tudo que você precisa saber sobre
O projeto rigger nada mais é do que um estudo minucioso sobre os serviços que envolvem o içamento de cargas – sendo pesadas ou não.
Basicamente, essa análise aprofundada visa otimizar tempo, recurso e garantir segurança a essa atividade.
Embora pareça simples, o içamento de cargas é um serviço extremamente complexo e perigoso. Por isso, a análise técnica que estuda a viabilização do transporte e movimentação do material é tão importante.
O rigger é feito para controlar todos os fatores de risco antes mesmo do início da atividade. Para isso, o estudo planeja cada etapa do içamento de cargas, buscando as melhores soluções para o serviço dentro das normas de segurança aplicáveis. Mas, afinal, quais são essas soluções?
Tudo que é utilizado no içamento de cargas. O plano rigger prevê qual o melhor modelo de guindaste para cada operação, quais os acessórios necessários para a operação, quais os cabos, “spreader”, cintas, manilhas, e outras ferramentas serão necessárias – além de analisar a área em que a atividade será feita e indicar possíveis adequações no solo, se necessário.
Essa ação é necessária porque muitas vezes o solo não aguenta o peso do guindaste e também da carga, causando diversos tipos de acidentes.
Tudo isso é necessário para que a empresa não gaste mais dinheiro do que precisa, e principalmente, evitar acidentes e problemas com a carga.
A segurança das pessoas envolvidas na atividade é a prioridade, portanto, os riggers são fundamentais.
Pela complexidade e importância desse estudo, só pode ser realizado por profissionais altamente qualificados e experientes. Saiba mais sobre isso no tópico seguinte.
Quem pode elaborar um plano rigger?
Como vimos, o planejamento rigging é uma análise de alta complexidade, o qual pode definir o sucesso de um serviço de içamento de cargas. Portanto, apenas alguns profissionais podem realizá-los.
Dentre eles estão os engenheiros e técnicos especializados nesse tipo de estudo. Eles ainda precisam estar com o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ativo.
Outro ponto importante é que para que um plano de rigging tenha validade, é necessário que o profissional emita a cada planejamento uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).
Isso é uma exigência estabelecida pela Lei nº 6.496/1977, a fim de proporcionar ainda mais segurança aos serviços. O fato é que existem diversas empresas que prestam esse serviço.
Elas analisam como a atividade será realizada e depois, realizam o plano de rigger para a empresa. Funciona como uma consultoria em que essa empresa apenas aponta o que pode ou não ser feito.
No entanto, há empresas de locação de guindastes que já oferecem os planos de rigger. Elas promovem um serviço completo para que os clientes consigam o veículo e esse estudo no mesmo lugar, sem maiores dificuldades.
O que é ótimo já que os engenheiros e técnicos já conhecem os guindastes, todos os equipamentos disponíveis e muito mais.
Conte com a ALP Transportes
A ALP Transportes é uma dessas empresas que oferecem a locação de guindastes e outros veículos para o transporte de cargas pesadas, assim como fornece o planejamento rigger.
Todas as nossas equipes são altamente especializadas e qualificadas, com a experiência de anos neste mercado para garantir serviços tranquilos, seguros e rápidos.
Para saber mais sobre projetos rigger e aluguel de guindastes, conte com a ALP Transportes. Entre em contato!