Blog

Entenda quais são os cuidados necessários para um transporte eficiente de cargas e máquinas pesadas

Transporte de máquinas pesadas é mais comum do que imaginam. Seja qual for o motivo, empresas precisam locomover estes equipamentos com frequência. Apesar de parecer algo simples, não é.

Na realidade, está longe de ser porque esse tipo de transporte exige técnicas e conhecimentos de diferentes áreas. Máquinas, principalmente as industriais, são bastante pesadas e por isso, a movimentação manual se torna inviável.

Algumas pessoas até tentam fazer este serviço por conta própria, mas logo entendem que é impossível executá-lo sozinho. Além de aumentar as chances de danificar o equipamento e ser um risco às pessoas envolvidas na atividade.

Tendo isso em vista, ao precisar locomover máquinas, empresas buscam por organizações deste segmento e terceirizam este serviço. O que é uma boa opção, porém não é a única.

Existem diversas empresas que fazem a locação do caminhão ou veículo para esse tipo de movimentação. Algumas delas já incluem o operador no pacote do aluguel, como a ALP Transportes.

Essa é uma boa alternativa porque algumas transportadoras tem pouca variedade de veículos e não são especializadas neste tipo de transporte. E ter o modelo ideal é uma peça chave para garantir a segurança da carga e trabalhadores.

Nós da ALP Transportes acreditamos que o caminhão munck seja o mais indicado, mas explicaremos melhor essa questão ao longo do conteúdo. Por enquanto, é preciso entender que o transporte de máquinas pesadas envolve muitos riscos.

Desta forma, alguns pontos são importantes neste serviço: veículo adequado, equipamentos especiais para a carga, conhecimento técnico e diversos cuidados. Tudo isso você entenderá adiante, acompanhe e lembre-se de todos os pontos ao precisar do transporte de maquinário.

Três cuidados essenciais na movimentação de máquinas

Todo cuidado é pouco, ainda mais em serviços complexos como esse. Mas existem três principais pontos a serem destacados nesta questão: qualidade do veículo, posicionamento da máquina e avaliação do local.

São cuidados essenciais não só para movimentar máquinas, mas sim para todo transporte de cargas pesadas. Ter um profissional orientando é muito importante, este que pode ser o operador ou a empresa contratada, então não economize nessa questão.

Análise dos ambientes

Antes de qualquer coisa, é muito importante entender como é importante analisar os ambientes em que as máquinas passarão. Por exemplo, o galpão que está e o novo endereço.

As passagens, metragem do local, se será preciso elevar a carga ou não, distância do transporte, entre outros, são alguns dos aspectos importantes a serem analisados no primeiro momento.

Com essas informações é possível entender os próximos passos, porque essa análise afeta a decisão do veículo necessário, número de pessoas para o serviço, técnicas de movimentação etc.

Estes dados são essenciais, com a contratação de uma equipe ou aluguel do caminhão munck com a ALP Transportes, essa questão pode ser feita pela empresa – garantindo mais precisão e eficiência no trabalho.

Equipamentos e posicionamento da máquina

O segundo aspecto importante é proteger a máquina ao movimenta-la até o veículo, durante a viagem e ao colocá-la no seu novo espaço. Para isso, plástico bolha, lonas ou qualquer material que consiga servir como uma barreira física pode ser usado.

Ainda mais nos muncks e outros caminhões abertos. Saber como posicionar a máquina é importante para que ela não se mova durante o percurso, evitando acidentes e defeitos na carga.

O que ajuda nessa questão são as cordas e cintas. Então garanta que antes do veículo sair para o transporte, todos os equipamentos de segurança estejam colocados e bem firmes.

Veículo de qualidade

Para um transporte de qualidade, o veículo deve estar em ótimo estado. Novos e com manutenções preventivas frequentes, são atributos importantes dos caminhões para este tipo de serviço.

Então, procure por empresas confiáveis e com frota de qualidade. Assim, terá mais garantia de um serviço bem feito. Agora a pergunta que não quer calar “qual veículo escolher?”.

A resposta é: depende. Como dissemos, a análise é importante nessa escolha. Porém, o caminhão munck é uma das opções mais certeiras para o transporte de cargas pesadas, incluindo as máquinas.

Isso porque, sua estrutura permite a locomoção da carga pelas rodovias do país e ainda conta com braços hidráulicos que conseguem elevar o material e colocá-lo sobre si – caso necessário.

A estrutura desse caminhão é de fato diferenciada porque conta com a carroceria dos caminhões tradicionais e equipamentos de um guindaste. Foi feito para otimizar processos e é exatamente esse benefício que traz para os serviços – dentre muitos outros.

Em resumo, os muncks aguentam bastante peso, conseguem elevar cargas, são seguros e têm permissão para andar em rodovias. Por isso, acreditamos que seja a opção ideal.

Conheça a ALP Transportes

Nossa empresa faz a locação de caminhão munck e diversos veículos, como guindastes e empilhadeiras. Como comentamos no início do conteúdo, disponibilizamos um operador e todo nosso conhecimento na área para auxiliar nossos clientes a realizarem transportes seguros e eficientes.

A ALP Transportes é referência no mercado e conhecida pela confiança e eficiência. Entre em contato conosco!

Confira as regiões que atendemos