Blog

Transportes Especiais: remoção, carga e descarga de máquinas pesadas e com dimensões excedentes

Transportes especiais exigem cuidados diferenciados e mais rigorosos do que as movimentações comuns. É um serviço de alta complexidade e que demanda uma gestão logística experiente.

O que é um transporte especial? Saber identificar se o serviço que deseja é caracterizado desta forma ou não é essencial para garantir a segurança da carga, veículo e operadores. 

Este tipo de transporte se dá pela remoção, carga e descarga de equipamentos e materiais com dimensões e pesos excedentes. Além do tipo de material transportado, os desafios que este serviço encontra são diversos. 

Ainda mais no Brasil, onde a burocracia em torno deste segmento é grande e as condições das estradas são pouco favoráveis. Além da questão da segurança nas rodovias no país. 

Todos esses fatores aliados à complexidade da locomoção das cargas especiais requerem experiência, bons veículos e conhecimento no momento do serviço. A ALP Transportes oferece os melhores caminhões e equipamentos para esse tipo de atividade.

Nossos serviços ainda oferecem um operador – essencial para o manuseio de algumas máquinas. Atualmente, existem dois principais tipos de transportes especiais: a movimentação de máquinas pesadas e a remoção industrial

Explicaremos a seguir o que são estes serviços e os principais cuidados que o transporte de cargas especiais exige. Não os deixe de lado, o que estará em risco é – principalmente – a sua carga.

Saiba mais sobre o tema a seguir. 


O que são os transportes de cargas especiais?

Como dissemos, é a remoção e movimentação de cargas pesadas ou de grandes dimensões. Ou seja, máquinas, containers, materiais pesados, estruturas metálicas, entre outros diversos equipamentos. 

Neste segmento, existem dois tipos de transporte de cargas pesadas. A remoção industrial é um serviço específico que envolve o maquinário e equipamentos importantes de empresas. 

Essa atividade se dá quando um empreendimento quer mudar o layout interno de seus equipamentos ou transportá-los de um local para outro – como para um novo galpão, por exemplo.

Desta forma, plataformas elevatórias, guindastes e outros diversos equipamentos são necessários neste serviço. A responsabilidade dos profissionais durante essa atividade é  dobrada. 

Além de garantir a segurança destes equipamentos, a movimentação deve ser feita rapidamente para não causar prejuízos ao empreendimento. 


Transporte de cargas pesadas: o que é?

O transporte de cargas pesadas é uma atividade geral, podendo carregar os mais diferentes tipos de materiais. Os cuidados devem ser redobrados porque qualquer falha coloca a carga, o veículo e vidas em perigo.

Imagine que está locomovendo uma máquina extremamente pesada e de repente, ela se solta do caminhão. Caso caia na pista, colocará a vida de outros motoristas em risco, além da saúde do operador deste serviço. Então, cuidado. 

Como dissemos, a complexidade dos transportes especiais é alta. Neste serviço, caminhões munck, guindastes, carretas pranchas, entre diversos outros veículos são importantes e bastante usados.

 

Cuidados para fazer transportes especiais

São serviços complexos e que exigem uma atenção especial. O primeiro cuidado deve ser com os veículos usados para essa movimentação. Caso vá alugar ou comprar uma máquina, confira a procedência da empresa contratada. 

Para que o transporte seja seguro e eficiente, o veículo usado deve estar em ótimo estado, com pneus novos e com todos os equipamentos de segurança. A manutenção precisa estar em dia, feita regularmente para conferir detalhes técnicos do veículo. 

Pastilhas de freio, movimentação dos braços hidráulicos (em casos de guindastes e guindautos), funcionamento da rampa elétrica das carretas pranchas entre outros fatores que impactam diretamente na segurança do transporte. 

 

Conte com profissionais

Não apenas durante a compra ou locação dos veículos, contar com operadores profissionais é essencial para o manuseio correto das máquinas. Na ALP Transportes, ao alugar um guindaste, por exemplo, oferecemos um profissional especializado e capacitado para minimizar falhas e acidentes. 

Então, este cuidado é fundamental. Conte com um operador experiente e evite transtornos.

 

Equipamentos de segurança são essenciais no transporte de especiais

Além dos equipamentos de segurança para os profissionais envolvidos no serviço, o transporte especial exige recursos para a execução da atividade. Cordas, lonas, cinta de amarração, embalagens, entre outros são alguns exemplos desses equipamentos. 

Prender a carga no veículo é fundamental para garantir a segurança do serviço. Assim, em curvas, elevação, movimentação ou em qualquer movimento repentino, a máquina estará segura.

 

Reconhecimento da rota

Independentemente se a carga será transportada para outro local ou será uma mudança de layout, entender o percurso dessa movimentação é essencial. Analisar as condições do solo, das vias e a segurança do local são cuidados básicos. 

Em remoção industrial, até mesmo as movimentações de carga dentro da empresa contratante é importante para não danificar as máquinas.

 

Conheça a ALP Transportes

Somos uma empresa referência em transportes especiais. Oferecemos veículos de alta tecnologia e qualidade. Todos os cuidados destacados neste conteúdo são oferecidos pela ALP Transportes.

Profissionais, equipamentos necessários, projeto riggers – estudo sobre reconhecimento de solo e rota – e toda a expertise necessária para este tipo de serviço. Locamos os veículos necessários e oferecemos estes cuidados para um transporte seguro e eficiente. 

Entre em contato conosco. Proporcionamos a locação de caminhão munck, aluguel de carreta prancha, guindastes, entre outros equipamentos.

Confira as regiões que atendemos